A busca por qualidade de vida hoje é incessante, principalmente por aqueles que já têm uma vida relativamente estável em âmbito profissional e familiar. Você já parou para refletir quais são os aspectos que trariam melhor qualidade para sua vida?

Se entre suas prioridades estiver mais segurança, espaços de lazer para poder aproveitar com seus filhos e lugares arborizados que tornam o clima agradável, isso significa que você deveria investir nos municípios de pequeno porte do interior do Estado de São Paulo.

E se você valoriza locais com essas características, mas também busca centros comerciais desenvolvidos, escolas de referência para seus filhos, atrações culturais, oportunidades de emprego e localização estratégica com proximidade às três maiores cidades do Estado – São Paulo, Guarulhos e Campinas –, chegará facilmente a Valinhos.

Como é viver no interior

Com pouco menos de 130 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE para 2019, Valinhos faz parte da lista das pequenas cidades do interior que contam com inúmeras vantagens para se viver, como:

Mais segurança

Em cidades pequenas do interior, as ruas são tranquilas, a vizinhança se conhece e indica quando há qualquer movimento estranho – o que torna o ambiente mais seguro. Crimes recorrentes em capitais e grandes centros urbanos, como roubos, furtos e até mesmo tráfico de drogas, são mais raros.

Valinhos ainda se destoa das demais cidades do interior com o título de terceira menos violenta do Brasil. O ranking é do Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que considerou 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, entre 2016 e 2017.

Menos trânsito

O menor número de carros, as vias largas e a possibilidade de meios alternativos de transporte, como as bicicletas e até mesmo caronas, propiciam um trânsito sossegado e sem chance para engarrafamentos. Além disso, a locomoção para qualquer local da cidade geralmente se dá em poucos minutos para quem estiver de carro. As vias seguras possibilitam que os trajetos ainda sejam feitos a pé.

Custo de vida menor

No comparativo aos preços de capitais e cidades maiores, o custo de vida no interior é bem menor, especialmente na área da habitação. O valor do metro quadrado de imóveis costuma ser mais baixo e o custo-benefício é mais atraente em outros aspectos também: colégios, restaurantes, bares, despesas com condomínio e serviços em geral.

Círculo de amizade

Em cidades do interior, as relações humanas acabam sendo mais próximas. Os vizinhos se conhecem e os círculos de amizade se formam nos colégios – entre os pais, inclusive –, clubes e condomínios habitacionais. Sem grandes deslocamentos entre os lugares, ganha-se tempo para eventos sociais com familiares e amigos. E ir aos encontros também é mais fácil – e rápido.

Valinhos ainda se diferencia

Segurança, pouco trânsito, facilidade de deslocamento, custo de vida menor e aumento do círculo de amizade são algumas das vantagens de se viver em Valinhos, mas a lista é muito maior.

Em Valinhos, indicadores de desenvolvimento humano como educação, desenvolvimento infantil e mercado de trabalho se assemelham a de países desenvolvidos.

A cidade carrega um charme próprio, é rodeada pelo verde, dá acesso à educação e oportunidades no mercado de trabalho e ainda conta com excelentes opções de lazer, gastronomia, supermercados e centros de compras.

Educação de qualidade

Para quem tem – ou pretende ter – filhos, é importante que a nova morada ofereça educação de qualidade. E Valinhos conta com instituições renomada de ensino, como o Colégio Etapa, o Objetivo e o Colégio Visconde de Porto Seguro, tradicional escola da capital paulista.

Com ensino alemão, o Colégio Porto Seguro escolheu Valinhos, em 1982, para abrir sua segunda unidade porque a cidade abrigava muitos imigrantes alemães que vieram trabalhar nas empresas da região. Hoje, a instituição de ensino é responsável por levar muitas famílias ao município.

Localização privilegiada

Valinhos está bem posicionada no Estado de São Paulo, tanto para quem trabalha nos grandes centros urbanos quanto para quem busca turismo regional. Assim, fica a pouco mais de 10 km de Campinas, 90 km de São Paulo e 95 km de Sorocaba.

Para quem aprecia desbravar cidades turísticas em bate-volta, Valinhos está a 44 km de Holambra, 110 km de São Roque e 115 km de Serra Negra. A proximidade com o Aeroporto Internacional de Viracopos (18 km) também torna todos os acessos mais fáceis – sejam eles para negócios ou lazer.

E para quem trabalha em outro município, as Rodovias Anhanguera e Bandeirantes têm trajeto rápido e livre de congestionamento.

Eventos culturais e gastronômicos

Dois outros pontos tornam Valinhos ainda mais charmosa: primeiro, é a terra natal de Adoniran Barbosa; segundo, a Terra do Figo Roxo.

Berço do grande ícone do samba paulista (quem não ouviu “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca”?), Valinhos esporadicamente recebe eventos musicais cujo intuito é homenagear seu filho ilustre.

Mas, o maior festejo popular ainda é a Festa do Figo, que atrai milhares de visitantes anualmente para assistirem ao grande número de atrações e exposições de figo e outros produtos agrícolas como a goiaba, que também tem ampla produção na cidade.

Valinhos une, portanto, características inerentes às cidades pequenas do interior do Estado de São Paulo e ainda se destaca com oportunidades recorrentes em grandes centros urbanos, principalmente por causa de sua localização privilegiada.

Se você quer qualidade de vida, segurança e ainda viver em uma das cidades mais charmosas do Estado, não precisa pensar duas vezes: Valinhos é sua nova casa!