Um financiamento imobiliário é, muitas vezes, o único caminho para que a tão sonhada conquista da casa própria se torne uma realidade para muitas pessoas. Mas quem opta trilhar esse caminho, seja para iniciar uma vida de recém-casados ou para sair do aluguel, deve saber o que vai encontrar pela frente.

Simular os valores do financiamento, passar por análise de crédito, guardar o dinheiro da entrada e encontrar um imóvel com toda a documentação necessária são desafios impostos, mas basta um bom planejamento para que fiquem rapidamente no passado.

Para quem está à procura de apartamentos, casas ou terrenos à venda em Valinhos e não sabe por onde começar, esse artigo trará todas as informações que precisa.

O que é um financiamento?

Os financiamentos são como empréstimos realizados pelos bancos, que pagam ao proprietário do imóvel que você quer comprar a quantia necessária. A partir daí, é você quem deve pagar ao banco parcelas mensais até quitar sua dívida. Durante esse período – geralmente vários anos –, o imóvel não pode ser negociado.

Atualmente, diversos bancos oferecem financiamentos, o que difere são as condições de pagamentos, taxas de juros cobradas, duração dos contatos e valor do imóvel que pode ser financiado.

Faça uma simulação

As instituições bancárias, no entanto, não financiam o valor total do imóvel. Você terá que dar uma entrada em dinheiro, que varia conforme o preço do imóvel escolhido e a quantidade de parcelas. A sua idade é um fator preponderante para que a quantidade de parcelas seja, por exemplo, de 35 ou 20 anos.

Para saber o valor de entrada do imóvel, é importante fazer a simulação em aplicativos disponibilizados pelos próprios bancos. Na mesma ferramenta você também terá uma ideia da quantidade de parcelas, os valores e se são compatíveis com sua renda.

Após essas etapas (escolha do banco onde será o financiamento e simulação), o gerente da instituição bancária dará início ao processo que permitirá a liberação do crédito (dinheiro).

Como o crédito é aprovado?

O gerente comercial da Aguiar Imóveis, Claudinei Aguiar, informa que o valor da entrada para um financiamento e o rendimento mensal para aprovação do crédito são as principais dúvidas por aqueles que buscam adquirir um imóvel.

“O banco solicita um valor de 20% de entrada para um financiamento de imóvel ou podendo utilizar seu FGTS, e o valor de rendimento varia do valor solicitado de cada imóvel ao banco. Por exemplo, se o financiamento for de 500 mil, a pessoa precisa ganhar 20 mil e a mensalidade não pode passar de 30% do rendimento mensal”, explica.

O valor não pode exceder 30% da renda familiar bruta exatamente porque o comprador precisa indicar sua capacidade de pagar as prestações.

A renda exigida pode ser a familiar, devendo estar devidamente comprovada. Nesse momento, portanto, é necessário apresentar originais e cópias do RG, CPF, certidões de nascimento ou casamento e comprovantes de renda – holerites, extratos bancários e declaração de Imposto de Renda.

Autônomos podem comprovar renda por meio do contrato de prestação de serviços, declaração do Imposto de Renda, declaração do sindicato da categoria, recibo de recebimento por trabalhos prestados ou uma Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos (Decore), feita por contador. Prestadores de serviço que não tenham conta em banco devem preencher uma ficha de cadastro sob orientação do gerente.

Após a análise da documentação, bem como consulta em cadastros de inadimplentes, é aprovada a liberação de crédito.

Escolha do imóvel

Assim que começar a se planejar para ter o dinheiro da entrada e saber que seu crédito foi aprovado pelo banco – ou paralelamente a estas etapas –, comece a procurar uma casa ou apartamento que gostaria de comprar em Valinhos. Pode ser que a sorte esteja ao seu lado, mas talvez demande um pouco de tempo encontrar um imóvel que se encaixe no seu orçamento e esteja com a documentação em dia.

Quando o imóvel estiver definido, o banco fará a avaliação do mesmo para confirmar seu valor e elaborará o contrato para que tanto comprador quanto vendedor assinem o documento.

Esteja sempre atento

Para Claudinei Aguiar, a maior vantagem em recorrer aos financiamentos imobiliários é a possibilidade de sair do aluguel e começar a pagar parcelas do seu próprio imóvel, mas sempre é importante adotar alguns cuidados. “O que todos devem se atentar é com o valor da parcela, considerando possíveis imprevistos no decorrer do tempo”.

Se o consumidor deixar de pagar as prestações antes das dívidas, o banco pode entrar com uma ação judicial para ficar com o imóvel, que é leiloado – o valor é usado para pagar a dívida da pessoa com o banco e despesas judiciais. Sobras são devolvidas.

Em caso de atraso, os consumidores devem ficar atentos à multa e aos juros cobrados ao mês. Mas um cenário positivo deve sempre ser vislumbrado: a dívida pode ser renegociada antes do término do contrato caso tenha o dinheiro para quitá-la.

Os financiamentos imobiliários são a opção para muitas pessoas que desejam adquirir um imóvel próprio em Valinhos – seja novo ou alugado. E a Aguiar Imóveis pode ajudar em todos os trâmites desse processo, cuidando da documentação e facilitando o financiamento. Conte com a gente!